Lista completa de providências para a gravidez: 1o trimestre

Lista completa de providências para a gravidez: 1o trimestre



Use esta lista para saber tudo o que você precisa fazer durante os três primeiros meses da sua gravidez, desde o exame para ter certeza de que você está grávida até o planejamento dos gastos com o bebê. Não se preocupe em cumprir todos os itens e use esta lista apenas como um guia.

Confira as listas do segundo e do terceiro trimestres.

Confirme a gravidez

A maioria dos testes de gravidez consegue detectar a gestação na semana seguinte ao atraso da menstruação, isto é, duas semanas após a ovulação. Se o teste der negativo, ou se só aparecer uma linha fraca, espere mais alguns dias ou uma semana e repita o teste, caso não fique menstruada.

Saiba mais sobre os testes de gravidez.

Tome ácido fólico

Se você ainda não começou a tomar ácido fólico, está na hora de começar, hoje mesmo. O ideal é até já estar tomando o ácido fólico durante as tentativas de engravidar, mas não precisa se desesperar se você não tomou, porque a substância está presentes em vários alimentos. O ácido fólico reduz as chances do bebê ter alguma deficiência congênita no sistema nervoso, como a espinha bífida.

Leia mais sobre o ácido fólico.

Estude seu convênio médico

Certifique-se de tudo o que o seu plano de saúde cobre, incluindo as despesas com o pré-natal, parto e os cuidados com o bebê. Descubra os detalhes ligando diretamente para o convênio ou pergunte para o departamento de recursos humanos da sua empresa. 

Caso não tenha plano, avalie se vale a pena entrar em um agora. Um convênio particular não vai cobrir o parto, mas talvez possa cobrir alguns exames do pré-natal, e o bebê ficará coberto desde o momento em que nascer. Em planos empresariais ou coletivos, às vezes não há a carência para parto, que tradicionalmente é de dez meses. 

Se não tiver cobertura para o parto, pesquise qual maternidade pública é a melhor conceituada perto da sua casa e informe-se sobre os planos que as maternidades particulares oferecem de pagamentos parcelados antes de o bebê nascer.

Escolha com quem fará o pré-natal

Se você já tem um ginecologista que é também obstetra (realiza o pré-natal e o parto), não há o que pensar. Se não, você tem lição de casa para fazer. Converse com amigas e parentes, peça para outros médicos indicarem alguém ou informe-se no posto de saúde mais próximo. Não se esqueça de verificar se o profissional faz o parto pelo convênio (caso você possua um), para evitar surpresas desagradáveis mais tarde.

Marque a primeira consulta pré-natal

O quanto antes puder ir ao médico, melhor -- mais para tirar suas dúvidas do que para cuidar da gravidez, já que neste comecinho, além de tomar ácido fólico todo dia, não há muito o que você precise fazer. Os primeiros exames podem esperar algumas semanas.

Esteja preparada para a consulta. Anote o primeiro dia da sua última menstruação para que o médico calcule a data provável do parto.

Além disso, comece a fazer uma listinha de todas as perguntas que forem surgindo até o encontro com o médico. Converse com os familiares de ambos os lados para saber se há algum histórico de doenças, pois é bom informar o médico.

Tome cuidado com qualquer remédio

Grávida não pode tomar nenhum remédio (tirando o ácido fólico) sem falar antes com o médico. Se você está tomando algum medicamento para tratar uma doença crônica, porém, não pare. Converse com o médico o mais rápido possível para saber se pode continuar tomando ou não, e se há algum ajuste de dose. Não esqueça de mencionar também vitaminas, suplementos alimentares e ervas medicinais, que também contam como remédio. 

Leia mais sobre o que grávida pode ou não pode fazer.

Tente parar de fumar

O cigarro aumenta o risco de aborto, problemas na placenta e parto prematuro. Além disso, prejudica o crescimento do feto e até eleva o risco de morte do bebê. Algumas pesquisas associam o cigarro a um risco maior do bebê nascer com fenda palatina ou lábio leporino. Nunca é tarde para parar de fumar ou diminuir o consumo. Cada cigarro que você deixa de fumar aumenta as chances de o seu bebê nascer saudável.

Saiba mais sobre o que pode fazer para parar de fumar.

Veja por que é bom ficar longe de pessoas que estejam fumando.

Corte as bebidas alcoolicas

Uma única dose de álcool por dia já pode aumentar as chances de o bebê nascer abaixo do peso, ter dificuldades de aprendizado e de fala, déficit de atenção e hiperatividade. Não se sabe ao certo o quanto de álcool faz mal, por isso é melhor simplesmente ficar longe.

Veja mais detalhes sobre a relação entre bebidas alcoolicas e a gravidez

Diminua a cafeína

Estudos relacionam o alto consumo de cafeína a aborto e outros problemas na gravidez. A organização norte-americana March of Dimes, voltada à promoção da saúde de bebês, aconselha gestantes a limitarem a dose de cafeína a menos de 200 mg por dia (mais ou menos duas xícaras de café coado).  Como é sempre melhor prevenir, substitua o café por outra bebida ou então tente diminuir bastante a quantidade ingerida.

Lembre-se de que refrigerantes, chás e até o chocolate também têm cafeína.

Saiba mais sobre cafeína e gravidez.

Avalie a situação no trabalho

Muitas mulheres preferem contar sobre a gravidez no trabalho logo no início, para já se informar sobre a política da empresa e descobrir como será dali para a frente. Outra vantagem é avaliar o quanto antes sobre eventuais riscos que algumas profissões possam oferecer ao bem-estar da gravidez e do bebê.

Se você trabalha em um salão de beleza, em ambiente industrial ou lida com produtos químicos de qualquer natureza, verifique se seu manuseio é seguro para você e para o feto .O mesmo vale para produtos de limpeza doméstica.

Leia mais sobre gravidez e trabalho.

Saiba quais alimentos evitar

A grávida deve evitar alimentos que possam conter bactérias, fungos ou toxinas, como carne bovina malpassada ou crua, alguns tipos de queijo (de Minas não pasteurizado, brie, camembert, roquefort, gorgonzola) e comidas com ovo cru, além de peixes e frutos do mar crus. 

Veja aqui a lista completa de comidas perigosas. 

Mantenha uma alimentação equilibrada

Mesmo sendo mais difícil no primeiro trimestre, devido aos enjoos, tente manter uma dieta balanceada. Faça o máximo que puder para seguir as orientações dos especialistas sobre como manter uma alimentação saudável na gravidez.

Veja algumas ideias de cardápio para se inspirar.

Estoque a despensa com comidinhas saudáveis

Durante a gravidez, troque as guloseimas por algo mais saudável para beliscar, como nozes, castanhas, frutas naturais ou secas, iogurte. 

Veja aqui como tornar a sua alimentação mais nutritiva. 

Aprenda a aliviar os enjoos

Infelizmente, enjoos podem durar o dia todo e ser bastante comuns -- três em cada quatro grávidas ficam nauseadas no primeiro trimestre ou vomitam. Se o seu enjoo não for muito forte, algumas atitudes podem ajudar bastante.

Tente comer menos a cada refeição, para evitar dificuldades de digestão, e aumente o número de refeições e lanchinhos. Procure não ingerir a comida muito quente. Se nada adiantar, converse com o médico sobre a possibilidade de tomar vitamina B6 or algum remédio para enjoo que seja seguro e eficiente na gravidez.

Saiba mais dicas de como lidar com o enjoo

Vá para a cama cedo

No início da gravidez, o cansaço pode ser intenso. Aproveite, então, para ir para a cama mais cedo e curtir mais horas de sono, mesmo que isso pareça coisa de velhinha.

Veja mais sobre como dormir bem na gravidez.



Informe-se sobre os exames do pré-natal

Nas primeiras consultas do pré-natal, o obstetra pedirá vários exames básicos, entre eles um de urina (para descartar infecções urinárias), vários exames de sangue e um ou dois ultrassons.

Se houver suspeita de algum problema cromossômico, existe a possibilidade de fazer uma biópsia do vilo corial, um exame invasivo que identifica alterações genéticas e revela também o sexo do bebê. Saiba mais sobre os exames da gravidez.

Entre no clima da gravidez

Há inúmeros livros, filmes e programas de TV que tratam da gravidez. Familiarize-se com eles, descubra blogs na Internet, folheie revistas que tratem de filhos. Vale ler sobre assuntos que vão interessar você no futuro, como amamentação e sono do bebê. Você vai se surpreender com quantas filosofias diferentes existem nesse mundo. Descubra com qual você se identifica mais.

Decida quando e como vai revelar a gravidez

Muita gente espalha rapidinho a notícia para amigos, familiares e colegas de trabalho. Outras pessoas preferem esperar até o segundo trimestre, quando os riscos de um aborto espontâneo diminuem bastante. 

Mas, se você estiver tendo muito enjoo de manhã ou alguma complicação, ou se seu trabalho apresentar algum risco em potencial, talvez seja melhor contar (para o seu chefe, por exemplo) antes do planejado.

Acompanhe o desenvolvimento do bebê

Fique por dentro de tudo o que está acontecendo com o seu bebê e com seu corpo. Clique aqui para receber emails personalizados toda semana, contando tudo sobre o desenvolvimento fetal e as transformações pelas quais você e sua vida vão passar nos próximos meses (e anos!).

Aprenda a contar a gravidez em semanas

Acostume-se desde já: para o mundo médico, a gravidez não dura 9 meses, e sim 40 semanas. De quanto tempo você está então? A coisa parece complicada, mas não é tanto assim. O tempo de gravidez é contado a partir do primeiro dia da sua última menstruação (DUM).

Aprenda a fazer a conta e descubra para quando é seu bebê.

Junte-se ao grupo de mamães do mesmo mês

Ninguém entende tão bem tudo o que você está passando quanto as futuras mamães que estão exatamente na mesma fase de gravidez que você. Converse com elas dentro da nossa comunidade, no grupo de mamães do mesmo mês. 

Crie um ritual de intimidade com o bebê

Tente reservar um tempinho curto (de 5 a 10 minutos), diariamente, para mentalizar seu bebê.

Sente-se em silêncio e apoie as mãos na barriga. Preste atenção à sua respiração e comece a pensar no bebê (seus desejos e sonhos em relação a ele, o que você espera como mãe etc...). Esta é uma ótima maneira de criar um vínculo com o bebê e ajudá-la a começar a refletir sobre que tipo de mãe quer ser.

Reveja seus rituais de beleza

Cremes para a pele, como os com ácido retinoico, podem ser prejudiciais à gravidez. Muitos médicos também desaconselham procedimentos químicos nos cabelos, como a escova progressiva ou a tintura. Só passe por qualquer desses tratamentos depois de confirmar que são seguros.

Veja como pode ficar bonita com segurança na gestação 

Compre lingerie nova

Se os seus seios estiverem doloridos, um sutiã de algodão bem firme pode ajudar, ou um top de ginástica. Os sutiãs próprios para grávidas normalmente têm um suporte a mais -- experimente antes de comprar para ver como você se sente. 

É provável que seu sutiã novo tenha de ser um ou dois números maior que os anteriores, especialmente se esta for a sua primeira gravidez. Veja mais sobre como escolher o modelo ideal de sutiã e o que você deve evitar na hora de comprar um .

Transe se tiver vontade

No primeiro trimestre é normal que você esteja cansada, enjoada ou mal humorada demais para conseguir entrar no clima. 

Mas, se der vontade (e não tiver nenhuma restrição médica), vá em frente e divirta-se. 

O saco amniótico e os músculos do útero protegem o bebê do impacto, e o tampão mucoso que veda o colo do útero evita a entrada de possíveis microorganismos causadores de infecções.

Leia mais sobre sexo na gravidez.

Converse com o seu parceiro sobre filhos

Para puxar o assunto de como criar filhos, você pode propor a seguinte brincadeira: cada um pega um papel e escreve as seguintes frases "Minha mãe sempre..." e "Minha mãe nunca...". Faça o mesmo com "Meu pai sempre..." e "Meu pai nunca...". Quando vocês terminarem de completá-las, conversem sobre as respostas. Pode surgir um papo interessante sobre a filosofia de cada um para educar os filhos.

Comece a pensar no nome

Tem muito tempo ainda para decidir o nome do bebê, mas é sempre divertido pensar nas possibilidades. Você não precisa se comprometer com nenhum por enquanto, mas, mesmo que já escolha, segure a tentação de anunciar aos quatro ventos, para que fique aberta a porta para mudar de ideia se precisar.

Veja ideias de nomes de bebê para se inspirar.

Para fazer em todos os trimestres

Beba água

Durante a gravidez você deve tomar uns 8 copos de água por dia. Para facilitar, tenha uma garrafinha de água sempre à mão para se manter hidratada.

Faça alongamento

O alongamento aumenta a sua flexibilidade, evita cãbras e faz você se sentir mais solta e relaxada.

Saiba mais sobre ioga e alongamento na gestação.




Tire sonecas

Quando o cansaço bater, tire uma soneca de uns 15 minutos, pelo menos. Se você estiver no trabalho, ache um cantinho para se isolar (feche a porta do escritório, encontre uma salinha vazia, vá para o carro, se o estacionamento for seguro, ou feche os olhos no banheiro). Não se esqueça de colocar o alarme para tocar no celular.

Tenha lanchinhos saudáveis sempre à mão

Quando a fome atacar, é bom ter algo nutritivo (como barras de cereal, castanhas, frutas secas) na bolsa, no carro ou no trabalho. Isso ajuda você a comer menores quantidades mais vezes ao dia, o que pode aliviar um pouco os enjoos.

Experimente técnicas de relaxamento

Tem muita coisa interessante por aí para ajudar você a ficar tranquila e dormir melhor, como algumas técnicas de respiração, imaginação guiada, ioga pré-natal, relaxamento muscular progressivo. Pesquise sobre elas e descubra a que mais tem a ver com você. 

Veja técnicas de respiração que ajudam até no parto

Faça caminhadas

Uma caminhadade 15 a 20 minutos é suficiente para aumentar a sua energia quando você estiver se sentindo exausta. Na verdade esse é o melhor exercício para as grávidas. Deixe a preguiça de lado e vá passear um pouco!

Coma um superalimento para grávidas

Para ter uma gravidez ainda mais saudável, escolha um desses superpoderosos alimentos como ovos, castanha do pará e feijão. Veja aqui a lista dos 10 melhores alimentos para a gravidez e torne a sua dieta mais rica em nutrientes.



Registre este momento

Coloque o que você está pensando ou sentindo em um papel ou em um blog, seja de uma maneira mais organizada como um diário ou mesmo em alguns pedaços espalhados conforme vem a inspiração. Imagine como será emocionante quando você puder compartilhar isso mais tarde com o seu (a) filho(a).

Administre seu peso

O médico irá monitorar seu peso durante toda a gravidez para garantir que você esteja engordando de forma saudável e no ritmo adequado. O tanto que você vai engordar depende de vários fatores, como seu peso antes de engravidar. Monitore a balança mas não encane demais -- são quilos preciosos para ajudar seu bebê a crescer. Nada de fazer regime! Para entender melhor o assunto, leia mais sobre o ganho de peso na gravidez.

Priorize o seu bem-estar

Que tal ir ao cinema, jantar fora ou fazer uma massagem? Você merece fazer algo que goste, afinal, gravidez dá trabalho! Veja aqui mais ideias para ficar bonita e se sentir bem durante a gravidez 

Procure os amigos

A gravidez mexe muito com as emoções, com variações de uma hora para outra. Procure então, aqueles amigos bons de conversa para compartilhar seus sentimentos positivos e negativos, seus medos e preocupações. Bater um papo com futuras mamães na nossa comunidade também pode ajudar bastante.


Fique atenta a sinais de problema

Veja a nossa lista de sintomas da gravidezque nunca devem ser ignorados . Se você estiver se queixando de algum deles, procure o seu médico ou vá ao posto de saúde imediatamente.

Tire fotos do barrigão

Divirta-se ao registrar o crescimento da sua barriga semana a semana. Dê uma olhada nas nossas galerias de fotos de barriga e inspire-se!

Não se esqueça do romance

O bebê vai ocupar grande parte da sua cabeça e do seu coração, mas não se esqueça de cultivar o romance, para seu companheiro não se sentir desprezado. Já é difícil para os futuros papais participar da gravidez, se não tem nada acontecendo na barriga deles. Um pouco de paparico da sua parte só vai fortalecer a relação de vocês.

Leia também:


http://brasil.babycenter.com/a25006331/lista-completa-de-provid%25C3%25AAncias-para-a-gravidez-1o-trimestre#ixzz3ZQHieSz9

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez semana a semana