Gravidez Alimentação: Para manter a forma durante a gravidez

Gravidez Alimentação: Para manter a forma durante a gravidez 

 

 

Controlar o peso na gestação é uma questão de saúde para a mamãe e para o bebê


Há poucas coisas que causam tanta satisfação à mulher grávida quanto expor o abdômen inflado. Porém, na sombra da gravidez se esconde um dado preocupante: dois terços das futuras mamães ganham quilos além da conta durante a tão esperada etapa da vida.

 

Uma das razões desse engordar é psicológica e até cultural: sabe aquele ditado de que a grávida come por dois? Então... Dobrar o volume da alimentação é errado. Deve haver um acréscimo, mas o feto é pequeno e não precisa de tantas calorias. Mas a subida exagerada do ponteiro da balança também ocorre por questões fisiológicas. Hormônios produzidos pela placenta aumentam a capacidade de armazenamento das células que estocam gordura. Aí, qualquer excesso à mesa vai direto aos pneuzinhos.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-643401247-monitor-fetal-doppler-baby-sound-b-contec-garantia-1-ano-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-643401247-monitor-fetal-doppler-baby-sound-b-contec-garantia-1-ano-_JM


Grávidas que brigam com a balança têm mais chance de desenvolver diabete gestacional, pré-eclâmpsia e infecções. Ou seja, ficar atento ao prato é ainda mais importante nesse período. Em vez de optar por uma bisteca frita para garantir o aporte de gordura, por exemplo, que tal investir em uma bela posta de salmão ou nas sardinhas? Afinal, elas fornecem ômega-3, um ácido graxo poli-insaturado que, além de trazer energia, é importante à retina e ao cérebro do feto. Uma nutrição adequada também atenua incômodos que acometem constantemente as grávidas, como a prisão de ventre. Para se livrar dela, o certo é recorrer às fibras das frutas e dos cereais.

 

Gravidez e sedentarismo não combinam. Atividades físicas, desde que leves, não oferecem risco na maioria dos casos. E, claro, são grandes ajudantes na manutenção do peso. Há, contudo, cuidados especiais. Em primeiríssimo lugar, a gestante precisa do acompanhamento de um médico especializado. Só ele consegue flagrar eventuais complicações que, aí sim, exigem o afastamento de certas práticas.

 

Esportes com bola ou outros acessórios que podem atingir a barriga devem ser evitados, assim como aqueles em que existe a possibilidade de um encontrão. Sintomas como dor, sangramento vaginal ou tontura durante a ralação são sinais de que algo não vai bem. Mas, respeitando os limites, dá para se manter ativa, bonita e, acima de tudo, saudável durante todos os nove meses.

 

Leia Outros Artigos Sobre Gestação:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez semana a semana