Gravidez Alimentação: Nutrientes que você precisa ingerir na gravidez

Gravidez Alimentação: Nutrientes que você precisa ingerir na gravidez 

 Magnésio, zinco, ácido fólico, vitaminas...Confira os benefícios e a importância de cada nutriente durante a gestação.

Ácido fólico

A ingestão dessa substância é crucial para prevenir malformações no feto. Tomate, cogumelo, ervilha, brócolis e espinafre são alguns alimentos ricos em ácido fólico. No entanto, a quantidade da vitamina fornecida por essas fontes não é considerada suficiente para quem deseja engravidar. Aí entram em cena os suplementos, que geralmente associam o ácido fólico a outras substâncias também essenciais à gestante, como o ferro, que previne a anemia. As cápsulas podem ser encontradas nos postos de saúde pública e são gratuitas. Atualmente, as farinhas de trigo e milho, por determinação do Ministério da Saúde, também são enriquecidas com ferro e ácido fólico.


Magnésio

Contribui para a formação e o crescimento dos tecidos. Também ajuda a relaxar as artérias e o útero, evitando o aumento da pressão arterial e as contrações inadequadas. A carência desse mineral pode causar fadiga durante a gravidez.

Suas principais fontes são cereais integrais, feijões, ervilhas, soja, nozes, cacau e água-de-coco.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-643859792-doppler-ultrassom-fetal-contec-baby-sound-b-original-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-643859792-doppler-ultrassom-fetal-contec-baby-sound-b-original-_JM




Zinco

O zinco atua na cicatrização dos ferimentos e contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico. A produção de material genético, como o DNA, também depende desse nutriente, por isso ele é tão importante durante a gravidez.

Suas fontes são carnes, peixes, ostras e crustáceos, iogurte, gérmen de trigo, ovos e cereais enriquecidos.

Se você é vegetariana, confira um cardápio especial.

 

Vitamina E

Funciona como um poderoso antioxidante: protege o organismo da mãe da ação de toxinas e também as células do bebê que estão se desenvolvendo. Ela é responsável pela regeneração dos tecidos do corpo, incluindo sangue, pele, ossos, músculos e nervos.

Um estudo concluído em 2006 por pesquisadores da Universidade de Aberdeen, na Escócia, revelou que a baixa ingestão de vitamina E durante a gravidez pode predispor a criança a desenvolver asma por volta dos 5 anos de idade.


Esse nutriente é encontrado em azeite de oliva, gema de ovo, fígado, gérmen de trigo, óleo de girassol, arroz, amêndoa, nozes, castanha-do-pará, vegetais folhosos e legumes.


Vitamina C

É indispensável no cardápio da gravidez, pois, além de auxiliar nas defesas do organismo contra as doenças, contribui para a absorção do ferro, mineral que previne a anemia.

As principais fontes são acerola, kiwi, laranja, tomate, morango, abacaxi, abóbora, pimentão e alho-poró.

 

 

Vitamina D

O nutriente é sintetizado, principalmente, quando a pessoa se expõe ao sol. Ele é responsável pela absorção do cálcio pelo organismo e, dessa maneira, também contribui para o crescimento dos ossos e dos dentes do bebê. Pode ser encontrado, embora em uma pequena quantidade, em ovos, cereais e peixes mais gordurosos, como sardinha, cavala e atum. 


 

Cálcio

O início da formação dos dentes-de-leite, os decíduos, ocorre por volta da sétima semana de gestação. A dieta da futura mãe tem muito a ver com a saúde bucal do bebê que vai nascer. "O cálcio necessário para o crescimento do feto e a mineralização dos dentes provêm da alimentação da gestante", diz o odontopediatra Fábio Bibancos, de São Paulo. "Sua carência severa promove a má-formação óssea e dentária", alerta a odontopediatra Tânia Lima Barbosa, de São Paulo. Isso não é motivo para exagerar no consumo. Afinal, tudo o que a gestante consome interfere diretamente na saúde do feto.



Os alimentos ricos em cálcio são queijo fresco, sardinha, leite e verduras escuras.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-643859792-doppler-ultrassom-fetal-contec-baby-sound-b-original-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-643859792-doppler-ultrassom-fetal-contec-baby-sound-b-original-_JM


Ômega-3

Quando consumido por mulheres grávidas, esse ácido graxo insaturado reduz a incidência de parto prematuro e melhora o peso da criança ao nascer, além de estimular a inteligência e a coordenação motora.

Atum, sardinha, salmão e arenque são exemplos de peixes que devem ser consumidos de uma a três vezes por semana por mulheres grávidas. O ideal é comê-los grelhados ou assados, para que seus nutrientes sejam mais facilmente absorvidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez semana a semana