Dengue na gravidez pode causar aborto e parto prematuro
Dengue na gravidez pode causar aborto e parto prematuro
Febre, dor no corpo e náuseas deixam qualquer pessoa diagnosticada com dengue incomoda. Mas, certamente uma mulher grávida com dengue sente muito mais os impactos da doença. Além dos desconfortos, os riscos para a saúde de mãe e bebê também são maiores.
Veja também:
3 receitas caseiras para afastar o mosquito da dengueMedidas simples podem evitar a contaminação pelo mosquitoMitos sobre a dengue
A dengue é uma doença causada por um vírus transmitido principalmente por um mosquito, o Aedes aegypti. Comum em áreas tropicais e subtropicais, ela se manifesta de quatro formas e pode evoluir para dengue hemorrágica.
Sintomas como febre entre 39º e 40º, dor de cabeça, dor muscular, manchas vermelhas pelo corpo, náuseas e dificuldade em ingerir líquidos estão entre os sintomas da doença. Na ocorrência de uma deles, procure um posto de atendimento médico.
Sintomas
Nas gestantes, os sintomas da dengue são os mesmos. No entanto, a infectologista Dra. Régia Domous, do Hospital e Maternidade São Luiz, alerta para a confusão que eles podem causar. "Sangramentos e dor abdominal também são sinais de alerta, embora possam ser confundidos com sintomas da própria gravidez. Na dúvida, recomenda-se procurar o atendimento médico", sugere.
Riscos para a gravidez
Os riscos também são maiores. No primeiro trimestre, as grávidas podem sofrer com sangramentos e queda de pressão, fatores responsáveis pelo aborto. Já nos últimos meses, a doença pode estimular o trabalho de parto prematuro. "Durante a gravidez o organismo da mulher está diretamente voltado para o desenvolvimento do feto, o que deixa sua imunidade mais enfraquecida e corpo vulnerável ao vírus. No entanto, raramente a doença é passada para o bebê", diz a especialista. Durante o parto também pode haver complicações.
O que fazer?
Ao notar os primeiros sintomas da doença, a mulher deve procurar atendimento médico. Na triagem será feito o teste do laço e o exame de sangue. Em casos de resultado positivo, a gestante terá o tratamento indicado. Por segurança, a infectologista recomenda a realização de uma ultrassonografia para checar a saúde do bebê.
Tratamento
O tratamento da dengue na gravidez dependerá da gravidade do caso e de suas eventuais complicações. "A gestante pode fazer o tratamento no hospital ou em casa, com monitoramento diário, hidratação e repouso", finaliza a médica.
Comentários
Postar um comentário