31ª semana de gravidez: ele vai ficando gordinho Seu bebê começa a partir de agora a ganhar peso
31ª semana de gravidez: ele vai ficando gordinho
Seu bebê começa a partir de agora a ganhar peso
Todos os órgãos do feto estão na reta final de preparação para a vida externa. Os pulmões estão produzindo (ainda em pequena quantidade) uma substância fundamental para permitir seu funcionamento ao nascer - o surfactante.
Essa produção vai aumentando progressivamente e a partir da 37ª semana eles estarão prontos!
O ritmo do seu crescimento diminui, mas ele começa a ganhar peso mais rápido. As trocas materno-fetais, função nobre da placenta, continuam acontecendo o tempo todo e a barreira placentária acaba servindo de "filtro" para várias substâncias e agentes estranhos ao ambiente uterino e que poderia prejudicar o desenvolvimento do feto.
Apesar do grande poder de "filtragem" da placenta, infelizmente esse sistema não é perfeito e ela poderá permitir a passagem de agentes nocivos ao feto se a mãe entrar em contato com eles.
Por exemplo, algumas infecções como a sífilis, o HIV, a rubéola e a toxoplasmose, se não descobertas e tratadas a tempo, podem atravessar a barreira e afetar o feto.
O futuro bebê ainda é magrinho, mas tem gordura para manter sua temperatura caso seja necessário o seu nascimento antecipado. Deve estar pesando 1.600g e medindo 40cm.
Mudanças no seu corpo:
As dificuldades respiratórias são comuns, devido a diminuição da sua capacidade respiratória total. Lembre-se que seus órgãos estão mais "espremidos" dentro de você devido ao crescimento uterino, principalmente os pulmões, que estão sendo literalmente empurrados pelo diafragma.
A boa notícia é que quando a sua barriga "descer" isso deve melhorar. E não vai demorar a acontecer!
Leia também:
Gravidez semana a semana: veja o que ocorre com mãe e bebê
Entendendo seu corpo: período fértil
Especialista esclarece 10 principais dúvidas sobre o ultrassom
As 10 maiores dúvidas sobre ovulação
#enfermagem #medicina #enfermeiro #enfermeira #saúde #gestação #gravidez
Comentários
Postar um comentário