Personal trainer de Deborah Secco indica os melhores exercícios para o início da gestação
Personal trainer de Deborah Secco indica os melhores exercícios para o início da gestação
Rafael Lund defende que fazer atividade física moderada pode ajudar a combater enjoos e excesso de sono
Além da simpatia e talento, Deborah Secco sempre foi referência quando o assunto é boa forma. Sem pudores em nome da arte, a atriz já emagreceu, engordou e ganhou músculos por conta de alguns personagens. Mas, ao final de cada trabalho, a disciplina e os exercícios orientados pelo professor Rafael Lund, do Rio de Janeiro, logo traziam de volta suas curvas perfeitas.
Aulas de jump, funcional na praia, musculação... para a nova mamãe do pedaço, não tem tempo ruim! Para incentivar suas seguidoras, ela costuma dividir alguns momentos da malhação nas suas redes sociais, sozinha, acompanhada do namorado ou de amigos como Flávia Alessandra e Otaviano Costa.
Deborah com Rafael (de vermelho) e professores da equipe Lund (Foto: Reprodução)
Agora, à espera do primeiro filho, a estrela não tem motivos para desanimar, já que o seu personal defende a velha máxima "gravidez não é doença". "Acredito que o foco vem de dentro, e estimulo todos ao meu redor a praticarem atividades físicas de forma regular. Durante a gravidez, não pode ser diferente. É bom manter a rotina e se dedicar independente dos enjoos e do sono, até porque o exercício também ajuda a espantar esses sintomas", afirma.
No entanto, para que a saúde da mulher e do feto se mantenha perfeita, ele ressalta que, principalmente nos primeiros três meses de gestação, é necessária a liberação do médico para a prática de exercícios. Acompanhamento de um profissional de educação física também é importante, pois características individuais da aluna devem ser levadas em conta na hora do treino. Rafael listou os principais cuidados e as modalidades mais indicadas para as grávidas.
Foque na musculação
“É primordial pensar no fortalecimento específico do quadríceps, que deve suportar o peso extra para proteger o joelho. A coluna, especialmente na região lombar, é outra que sofre uma grande alteração ao longo da gravidez, em função da mudança do centro de gravidade provocada pelo aumento da barriga. Dê atenção também aos músculos do períneo, na base da pelve: o local tem função valiosa na recuperação durante o pós-parto, especialmente para quem opta por parto normal", explica o especialista.
Caia na piscina
“Há muitas linhas de estudo indicando as melhores práticas para grávidas. A única coisa que parece ser um consenso é que atividades realizadas na água são muito favoráveis ao feto e têm muitas implicações positivas para a mãe, especialmente a partir da metade da gestação. Elas apresentam impacto mínimo e reduzem o desconforto do peso da barriga”, diz Rafael.
Inspire, expire
“O treino aeróbico é importante para melhorar ou manter em dia a parte cardiorrespiratória. A medida que a gravidez progride, pode se tornar mais difícil, então tenha em mente qual seu ritmo e respeite-o", é o que diz o personal.
Devagar e sempre
“Sempre prefiro trabalhar com segurança. Evito sugerir exercícios de muito impacto, assim como os de alta intensidade. Na maior parte das pesquisas que mostram efeito benéfico do exercício para gestantes, ele é feito com atividades de baixa a moderada intensidade, ou treino de força bem controlado. Dispenso os abdominais, leg press ou agachamentos de grandes amplitudes, para preservar a barriga e a região lombar, exigidas durante esses movimentos”, aponta.
Fique atenta aos sinais
“A temperatura ambiente deve estar amena durante o treino da gestante. Não esqueça de realizar o aquecimento e se hidratar constantemente. Por fim, ouça seu corpo. Se notar qualquer vestígio de incômodo, avise seu professor”, completa.
#gestação #gravidez #gestante #grávida #parto #obstetra #obstetrícia
Comentários
Postar um comentário