Exercícios físicos durante a gravidez: conheça os mais indicados e seus benefícios

Exercícios físicos durante a gravidez: conheça os mais indicados e seus benefícios

Exercícios físicos na gravidez controlam o ganho de peso e melhoram a qualidade de vida. Conheça os mais indicados e seus benefícios!

Por Renata Demôro

Exercícios físicos durante a gravidez são essenciais para o bem-estar e a saúde da mãe. Entre os benefícios está o controle do ganho de peso e o relaxamento do corpo e da mente. Para Luciana Flor, professora da Cia Athletica especializada em gestantes, em São Paulo, "entre os principais benefícios dos exercícios físicos durante a gravidez destaco o controle do ganho de peso, o relaxamento e o ganho em qualidade de vida".

De acordo com a fisioterapeuta Patrícia Marques, coordenadora do núcleo gestante doEspaço Stella Torreão, no Rio de Janeiro, "praticar exercícios físicos durante a gestação também traz benefícios no pós-parto, já que melhora a circulação sanguínea, evitando os incômodos inchaços, e permitindo retorno mais rápido às atividades cotidianas".

Confira 10 dicas para cuidar da beleza durante a gestação

Apesar dos benefícios, é preciso ter certeza do bom condicionamento físico antes de partir para a academia. Luciana Flor não recomenda a mudança de atividades após a gravidez. "Se a grávida pratica musculação há anos e foi liberada pelo médico, não há motivo para optar pelo pilates, por exemplo. O ideal é que ela pratique uma atividade prazerosa, com a qual seu organismo já está acostumado", diz Luciana.

Grávidas sedentárias exigem maior atenção
Gestantes que nunca praticaram nenhum tipo de exercício físico devem começar aos poucos. "Elas podem fazer atividades aeróbicas, como pedalar e caminhar, mas também recomendo a musculação, que vai trabalhar os músculos mais exigidos pela gravidez, melhorando a postura e diminuindo dores nas costas", diz a professora.

Nutricionista dá dicas de alimentação saudável para as grávidas

Segundo a professora de educação física especialista em gestantes Mariana Furtado, doEspaço Bella Gestante, no Rio de Janeiro, "alguns obstetras só liberam as atividades físicas após a 12ª semana, período com mais risco de abortamento".

A seguir, confira uma seleção com os exercícios mais indicados para grávidas:
  • Hidroginástica

    Hidroginástica para grávidas
    Foto: Getty Images
    Hidroginástica é o exercício mais indicado pelos médicos para as grávidas. De acordo com Luciana Flor, a água traz conforto para as gestantes. "Na água elas não sentem o peso da barriga, o que aumenta a segurança para praticar exercícios", diz a professora. Ela explica que o water relax, espécie de aula de alongamento dentro d'água, também é muito bem-vinda para as gestantes, já que melhora a circulação e diminui inchaços.

    Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com 50 grávidas mostrou que a hidroginástica pode ajudar a diminuir as dores no parto, já que apenas 27% das pesquisadas que praticavam exercícios na água solicitou algum tipo de analgésico para dor durante as contrações.

    Fernando Torquatto visita hidroginástica para grávidas e mostra a importância do exercício
  • Caminhada

    Caminhada para grávidas
    Foto: Getty Images
    A caminhada está entre as atividades mais democráticas, já que não é necessário estar matriculada em uma academia para praticá-la. 

    "Após a liberação do obstetra, em geral, a gestante pode praticar exercícios físicos durante uma hora por dia, até 5 vezes por semana. O mais importante é respeitar a frequência cardíaca, que não deve ultrapassar 140bpm. Isso significa que é possível conversar com tranquilidade durante a caminhada.", diz a professora de educação física Mariana Furtado, do Espaço Bella Gestante.

    Exercícios para gestantes evitam a flacidez
  • Musculação

    Musculação para grávidas
    Foto: Getty Images
    A musculação não é contraindicada para gestantes. Bem orientada, fortalece os músculos, melhora a postura e diminui as dores nas costas, provenientes do peso da barriga. "Na musculação é possível trabalhar cada grupamento muscular de forma segura. Gestantes que nunca praticaram exercícios devem começar aos poucos, com 15, 20 minutos, avançando aos poucos. O ideal, sempre, é conciliar o trabalho muscular com atividades aeróbicas, como caminhada, hidroginástica e bicicleta ergométrica", diz Luciana Flor.

    Conheça a ginástica natural, que não usa pesos ou aparelhos
  • Pilates

    Pilates para grávidas
    Foto: Getty Images
    O exercício utiliza o próprio peso corporal para trabalhar diferentes grupamentos musculares. Apesar de parecer ser um exercício leve, o pilates não é indicado para todas as gestantes. "O pilates melhora a postura, evita dores lombares e fortalece os músculos das costas, preparando para o peso da barriga, mas só recomendamos para quem já praticava antes da gravidez. No pilates a gestante trabalhará o tempo todo com o abdômen contraído, o que pode gerar estresse desnecessário para quem nunca praticou". Ou seja, quem deseja aproveitar os benefícios do pilates deve começar bem antes da gravidez.

    Conheça o pilates e saiba por que ele virou mania entre as famosas
  • Yoga

    Yoga para grávidas
    Foto: Getty Images
    A yoga trabalha corpo e mente, ajudando no relaxamento da gestante. "Assim como o pilates, a yoga trabalha o abdômen e só é recomendo para aquelas que praticavam antes da gravidez. Com o passar das semanas e o crescimento da barriga, ficará mais difícil fazer determinadas posturas, mas as academias já contam com programas específicos para gestantes", explica a professora de educação física Luciana Flor, da Companhia Atlética.

    Yoga traz benefícios após o nascimento do bebê
#gestação #gravidez #gestante #grávida #parto #obstetra #obstetrícia 

http://www.shoppingsalata.com.br/index.php?id_product=4&controller=product

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez semana a semana