Diabete Gestacional - DICAS

Diabete Gestacional - DICAS

Amigas, eu tive uma gravidez perfeita! A não ser quando, com 7 meses, eu descobri a diabete gestacional. Fiquei arrasada!! É meu primeiro bebê e eu estava fazendo tudo certinho!! Não tenho casos de diabete na família, sempre pratiquei atividade física e antes de engravidar eu pesava 52 Kg, tendo engordado apenas 10 kg na gravidez inteira. Ou, seja, até as magrinhas podem desenvolver Diabetes Gestacional!!  
Sabe que nos dois primeiros dias em que descobri, eu passei fome, pois não sabia o que podia comer! Ficar sem comer é ruim, comer a coisa errada é ruim também, aí entrei em desespero, com medo de fazer mal ao meu anjinho!!! Então fui ao endocrinologista, procurei nutricionistas, receitas, livros e tudo o que eu consegui pra me informar ao máximo sobre esse problema. Foi então que descobri que o grande vilão além do açúcar é o carboidrato, principalmente pães e massas!! Descobri também, que dos males que sofrem as gestantes, este era um dos menores! Estava em minhas mãos controlar a situação!!! Foram 2 meses de uma dieta super rígida, livre de açúcar e pouquíssimo carboidratos, furando o dedo depois de 1 hora em cada refeição, anotando e controlando o que eu comia e a taxa glicêmica do meu sangue.
Foi bem difícil!! Vocês imaginam o que é um café da manhã sem carboidrato??? Teve dia de o meu café da tarde ser 1 fatia de carne com brócolis, lá no trabalho, no meio de todo mundo comendo pão e bolo!!! Foi difícil, mas era isso ou aplicar insulina... 
Bom, no final deu tudo certo e meu bebê nasceu super saudável!!! Pena que eu não pude ter aqueles famosos desejos!!! Só se fosse de abobrinha, alface, repolho... rsrsrsrsrrss!!! E areditem amigas, essa dietinha me ajudou a voltar à forma !! Dez dias após o parto faltava apenas 1 kg pra eu voltar ao meu peso normal!! E vinte dias após o parto eu já não tinha mais barriga!!! Que beleza!!! Vale contar também, que a Diabete foi embora com a placenta e, no hospital mesmo, eu já comi pão com geléia!!!!


DICAS


Então, agora vou dar algumas dicas para vc que está grávida e desenvolveu diabete gestacional assim como eu:  Sugiro que vc não exagere no pão e troque o quanto antes para aquele pão para diabéticos. É um da marca Wikcbold, integral, sem adição de açúcar e com baixo teor de carboidratos, mas só podemos comer 1 fatia e meia por refeição (café da manhã e café da tarde). Ou, também tem uma torrada diet da Bauducco, pode comer um torrada e meia!! Daí use margarina light que tem 0 carboidrato, queijo minas ou ricota e peito de peru light. Geralmente, os queijos e presuntos vc pode comer a vontade!!! 
Pra beber, o café pode ser com leite desnatado, mas sem açúcar, claro! Você pode usar adoçante, mas veja certinho a marca! Eu usei um que meu endocrinologista indicou, que é o Linea, na própria embalagem diz que pode ser usado por gestantes!! Leite também pode ser o de soja, que tem menos carboidrato! O mais difícil é o café da manhã e da tarde. 
As frutas tbm prejudicam, pois tem frutose, só pode comer pequenas porções, tipo 1 banana pequena ou meia maça... No almoço vc pode comer à vontade as carnes e saladas!!! Eu nunca frequentei tanto as churrascarias!! hehehe!!! Vc pode comer arroz, mas não muito. Eu comia 2 colheres de sopa rasas de arroz e mais 2 colheres também bem rasas de feijão. O carboidrato contido no arroz é bruto e demora mais pra ser assimilado pelo organismo, por isso é mais saudável que as massas. Dê preferência ao arroz integral!! 
As carnes devem ser sempre magras! Grelhados ou assados, pode comer bastante carne, pra não ficar com fome!! Ovo cozido também pode! Faça omelete no café da manhã!!! Mas cuidado com o colesterol!! 
Coma de 3 em 3 horas! Nos intervalinhos, tenha sempre na bolsa e na gaveta do trabalho, aquelas castanhas torradas e salgadas, barrinha de cereal diet (Sem açúcaaaar!! Não é baixo teor de açúcar, é SEM açúcar mesmo!!!) e aquelas balinhas Flop Diet, que são uma delícia!!! Mas nunca misture muito, pois essas coisinhas tem um pouquinho de carboidrato! Então, ou um pouco de castanha, ou 1 barrinha. Fique atenta à tabela nutricional de cada alimento. Ah, também tem aquele queijo polenguinho, que eu comia no meio da tarde!!
Essas coisas todas, são mais caras, infelizmente. Mas é por uma boa causa!! Eu consegui controlar minha glicemia só com essa dieta! Deu certo!! É um empenho... meus dedos ficaram todos furadinhos, mas foi melhor que ter que aplicar insulina!!! Meu bebê foi controlado através das ultras, e nasceu dentro do peso e bem saudável!!! 
Quer receitinhas?? Eu tenho algumas que AMO, tipo o tomate recheado com ricota ou carne moída e as abobrinhas recheadas com carne!!! Ficam muuuuuito gostosas!! A sopa de legumes com frango também fez parte do meu cardápio!! É restrito, mas pense que é por pouco tempo!!!!
Quanto aos doces, eu comia gelatina diet e pudim de chocolate diet, é uma delícia!! É uma linha diet da Royal, tem no mercado!!! Aí onde você mora tem Cacau Show??? Eles tem uma barrinha de chocolate diet que é divina!!! Eu já comi e medi a glicemia depois, não alterou nada!! E a marca Banana Brasil tem uma barrinha de amendoim diet, tipo um pé de moleque, que tbm é uma delícia!!!! Com esses docinhos aí, tenho certeza que você vai passar muito bem!!! Foi o que me ajudou nas horas dos desejos!! hehehehehe!!!
Mas atenção, com tantas restrições você pode ficar carente de vitaminas, fale com sua médica que ela deve passar um suplemento. Espero ter te ajudado!!! Fique calma que vai dar tudo certo!!! Eu me dediquei e consegui!!! Caso alguém queira compartilhar aqui alguma receitinha diet, fique a vontade!!! 
Beijinhos e boa sorte às mamães diabéticas!!
#gestação #gravidez #gestante #grávida #parto #obstetra #obstetrícia 

http://www.contec.med.br/Doppler-Monitor-UltrasSom-Fetal-Contec-Med-Baby-Sound-B.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez semana a semana