Pediatria, Prevenção de Acidentes Infantis e o Desenvolvimento das Crianças
Pediatria, Prevenção de Acidentes Infantis e o Desenvolvimento das Crianças
Segundo dados oficiais, cerca de 110.000 crianças com menos de 14 anos de idade são atendidas todos os anos nas emergências hospitalares pelos pediatras devido a estes acidentes.
Entre as crianças atendidas os principais problemas são afogamento, quedas, acidentes com brinquedos e acidentes de trânsitos. Os pais sempre devem estar atentos para os brinquedos adequados para cada faixa etária de crianças.
Crianças com menos de 1 ano, por exemplo, os bebês tem uma forte tendência a exploração e experimentação, tendendo a colocar todo tipo de objeto pequeno na boca. Segundo a orientação da pediatria, os brinquedos para esta faixa etária devem ser sempre macios, grandes e vistosos, para que o bebê mesmo que os morda não consiga engolir ou se afogar.
Dos 3 aos 5 anos de idade o conceito da exploração ainda é forte nas crianças, só que agora ao invés de colocar os objetos na boca, a tendência é usar a nova força física do corpo crescido para subir, andar e correr pelos ambientes. Nesta idade deve-se ter um cuidado especial com janelas altas e também com a cozinha, não deixando facas, panelas e produtos de limpeza em locais de facil acesso, segundo os pediatras, crianças nesta idade tem uma forte tendência a confundir estes produtos com algo de comer ou beber, já que não sabem ler e interpretar os rótulos.
Dos 9 aos 14 anos é a época do despertar da inteligência, nesta fase da infância, os pais devem estimular este desenvolvimento, comprando brinquedos construtivos tais como jogos de montar, livros, jogos de tabuleiro ( para estimular a socialização com outras crianças ), material de esporte ( bola, corda, etc… ) e se possível computador.
Comentários
Postar um comentário