Perguntas e Respostas: O que devo fazer se souber que perdi o bebê mas ainda não houve um aborto espontâneo?


Perguntas e Respostas: O que devo fazer se souber que perdi o bebê mas ainda não houve um aborto espontâneo?

Discuta com seu médico a melhor forma de lidar com a situação, levando em conta seu estado físico e emocional. As alternativas são esperar o aborto acontecer por si só, em casa, ou se internar para fazer uma curetagem, que remove os restos da gravidez cirurgicamente. Há ainda procedimentos de aspiração menos agressivos que a curetagem, sobre os quais você pode conversar com o médico.

Se não houver risco imediato à sua saúde, é possível esperar o abortamento acontecer naturalmente (isso ocorre para mais da metade das mulheres até 15 dias depois de descobrir a inviabilidade da gravidez). 

Nesse caso, o médico pode receitar analgésicos para o caso de haver cólica forte. Depois que o aborto acontecer, você será examinada para ver se toda a gestação foi eliminada. 

Em alguns casos, medicações podem acelerar o processo de abortamento natural, embora haja o risco de efeitos colaterais como náusea, vômitos e diarreia. E mesmo com o uso de remédios sempre há a possibilidade de você ter que se submeter à curetagem depois. 

A curetagem será a primeira escolha do médico caso você esteja com forte sangramento ou sinais de infecção. Ele é realizado no hospital, mas a alta costuma ser no mesmo dia ou no dia seguinte. 

Saiba que, em caso de aborto espontâneo antes da 23a. semana, a mulher tem direito a duas semanas de afastamento remunerado do trabalho. 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez semana a semana