13ª semana de gravidez: os enjôos estão indo embora! Com sorte, você poderá saber o sexo do seu bebê!
Somos Contra A Prática De Spam!.
13ª semana de gravidez: os enjôos estão indo embora!
Com sorte, você poderá saber o sexo do seu bebê!
  Desde a sétima semana até agora, o feto mais do que dobrou de  tamanho! Sua medida da cabeça ao bumbum (CCN) pode variar entre 65 e  78mm e o peso em torno de 13 a 20g. O que mais chama a atenção nessa  fase é que o corpo começa a ficar mais proporcional e a cabeça diminui a  velocidade de crescimento em comparação com o corpo. Suas feições ficam  cada vez mais humanas: os olhos estão se movendo mais para o centro da  face, as pálpebras se fecham. As costelas, os ossos do crânio e dos  membros começam a se delinear; nariz e queixo são bem visíveis. A  genitália diferenciada, com sorte, poderá ser vista ao ultrassom. 
  Mas  lembre-se que ela ainda está em processo de desenvolvimento e olhos  menos experientes podem se enganar. Se quiser mesmo saber o sexo do seu  bebê, peça ao médico para confirmar no momento do ultrassom morfológico,  em torno de 21-22 semanas. 
  A placenta - responsável pela  nutrição e oxigenação do futuro bebê - agora também é fundamental para  produção de hormônios importantes na manutenção da gravidez até o termo.  O feto começa a eliminar seus resíduos.
  
  Mudanças no seu corpo:  se os enjôos tiveram ido embora, você poderá começar a se alimentar  melhor. Mas cuidado para não abusar dos doces, massas, pães e outras  guloseimas para o peso não disparar! Seu útero pode ser palpado um pouco  acima do osso púbico, mais ou menos um 12 cm abaixo do seu umbigo, se  você estiver de pé na hora de medir! 
  Nessa época, o útero também  pode começar a apresentar contrações bem leves, rápidas, que normalmente  não são sentidas como dolorosas pela mãe e assim permanecem até o final  da gravidez. São as contrações de Braxton e Hicks que não trazem nenhum  prejuízo nem a você e nem ao seu futuro bebê. 
  
  Leia Também Outros Artigos de Gravidez Semana-a-Semana
  
  
  
  
  #enfermagem #medicina #enfermeiro #enfermeira #saúde#gravidez #gestação
  
  
   




 
Comentários
Postar um comentário