O que pode acontecer se eu pegar dengue quando grávida?

 

O que pode acontecer se eu pegar dengue quando grávida?

Na gravidez, as defesas do organismo contra doenças ficam mais fracas, e isso quer dizer que a dengue pode ter sintomas mais graves em gestantes. A doença pode ser perigosa, causando complicações como hemorragia, convulsões, falência hepática e até a morte. Por isso é essencial preveni-la e tratá-la o quanto antes.

Na maior parte dos casos, o bebê não é afetado se a mãe pegar dengue durante a gravidez. Mas, se for uma infecção grave, pode levar a complicações como parto prematuro e anomalias fetais. A transmissão vertical, ou seja, da mãe para o bebê, ainda está sendo estudada, mas há alguns casos documentados em que ela ocorreu, e o recém-nascido apresentou a doença.

É importante procurar assistência médica logo, para diminuir o risco para você e para o bebê. Na grande maioria das vezes, com o atendimento correto, a mãe se recupera sem problemas e fica tudo bem com o bebê.

Quais são os sintomas?

A dengue começa com febre alta repentina, dor de cabeça e em torno dos olhos e dor muscular e nas articulações. Entre outros sintomas estão tremores, diarreia, enjoo, perda de apetite, mudanças no paladar, sensibilidade ao toque, vômitos e em alguns casos placas vermelhas na pele. Os sintomas começam três dias depois da picada.

Como esses sintomas são muito parecidos com os de qualquer outra infecção viral ou com os da gripe, só um exame de sangue específico pode confirmar a presença do vírus da dengue. O resultado, no entanto, pode demorar dependendo do tipo do exame.

O importante é iniciar o tratamento o mais rápido possível, mesmo sem a confirmação do diagnóstico por exame de sangue, e especialmente em áreas onde a doença estiver mais comum.




Como é o tratamento?

O tratamento consiste em amenizar os sintomas, com a reidratação oral ou intravenosa (administração de soro pela veia), repouso e manutenção da atividade sanguínea -- o que pode exigir internação hospitalar. A doença dura até dez dias, mas a recuperação total pode levar entre duas e quatro semanas.

Se eu tiver dengue, vou ficar imune pelo resto da vida?

Infelizmente não. Existem quatro vírus diferentes da dengue. A infecção causada por um tipo não imuniza para a doença causada pelos outros.

Além disso, a dengue hemorrágica, versão mais grave da doença, costuma se apresentar em pessoas que já tiveram contato com o vírus da dengue.

Fui diagnosticada com dengue. Posso amamentar?

Pesquisas mostram a presença de anticorpos contra a dengue no leite materno e no colostro, o que indica que amamentar protege seu bebê do vírus, em caso de dengue. Por isso é recomendado amamentar normalmente.




Como evitar a dengue?

A dengue não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa. As pessoas pegam o vírus quando são picadas pelo  mosquito Aedes aegypti, desde que o inseto já tenha picado uma outra pessoa infectada antes.

O mosquito costuma picar durante o dia, e próximo à área onde se reproduz (sua autonomia de voo dificilmente ultrapassa os 100 metros). Uma vez que pique uma pessoa contaminada, o mosquito pode carregar o vírus por toda a vida -- e a vida dele dura cerca de 40 dias.

Além de combater os focos de mosquito, como poças d'água, onde eles possam se reproduzir, você pode adotar medidas de prevenção como:
  • Usar roupas claras.
  • Usar calça comprida e blusa de manga comprida para reduzir a exposição da pele.
  • Tentar se manter em áreas mais frescas ou com ar condicionado, já que o mosquito não sobrevive em temperaturas baixas.
  • Usar repelentes e mosquiteiros para evitar ser picada.

Que tipo de repelente grávida pode usar?

O uso de repelentes na gravidez não é muito estudado, mas os médicos têm recomendado que grávidas usem sim repelente e inseticidas para evitar doenças como a dengue.

De acordo com a obstetra Eleonora Fonseca, a grávida pode usar as seguintes alternativas:

  • Repelente comum em creme ou spray, reaplicado de 6 em 6 horas.
  • Repelente especial para bebê
  • Repelente caseiro feitos à base de álcool e cravo-da-índia
  • Inseticida elétrico
  • Inseticida em spray, deixando a substância se dispersar por alguns minutos antes de ficar no mesmo ambiente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez semana a semana