SINAIS E SINTOMAS DA GRAVIDEZ NA 3ª SEMANA DE GESTAÇÃO
SINAIS E SINTOMAS DA GRAVIDEZ NA 3ª SEMANA DE GESTAÇÃO
Na 3ª semana de gravidez você até pode já estar grávida, mas, na maioria dos casos, ainda não irá sentir sinal ou sintoma algum.
No nosso caso fictício, a terceira semana vai do dia 16 ao dia 22 de Março. Vamos imaginar que a ovulação e a fecundação tenham ocorrido no dia 16 de março, no primeiro dia da 3ª semana de gravidez.
A fecundação do óvulo pelo espermatozoide ocorre dentro de uma das trompas uterinas e dá origem a uma célula chamada zigoto (primeira fase do embrião). Assim que o zigoto é formado, ele começa a se deslocar ao longo da trompa uterina em direção ao útero. Essa migração dura entre 6 a 12 dias. Esse processo todo não produz sintoma nenhum. Repare que a fecundação ocorre na 3º semana de gravidez, mas a chegada do embrião ao útero só se completa na 4ª semana, na maioria dos casos.
O primeiro sinal de gravidez pode ocorrer no momento da implantação do embrião na parede do útero e se caracteriza por um discreto sangramento vaginal. Esse sangramento é mínimo e dura apenas 1 dia, mas como ele ocorre próximo da época que a mulher está esperando a sua menstruação chegar, ele pode ser confundido com uma menstruação que veio fraca.
Publicidade - Publicidad
A implantação do embrião no útero ocorre entre o final da 3ª semana e o início da 4ª semana de gravidez. Portanto, é perfeitamente normal você terminar a sua 3ª semana de gravidez não estando tecnicamente grávida* e não apresentando sintomas de gravidez.
* É importante destacar que a medicina só considera que há uma gravidez em curso quando o embrião se implanta com sucesso na parede uterina. Se o embrião não conseguir se fixar à parede, ele não consegue continuar o seu desenvolvimento e acaba sendo eliminado do útero. Isso não é considerado aborto, pois tecnicamente a gravidez ainda não havia começado. O mesmo raciocínio vale para aqueles casais com problemas de fertilidade que precisaram da ajuda da fertilização in vitro (FIV). Ninguém considera que a mulher já esteja grávida só porque há um óvulo fecundado dentro de um tubo de ensaio. Da mesma forma, ninguém considera aborto quando os embriões da FIV (geralmente 2 ou 3) são colocados no útero, mas eles não conseguem se implantar e gerar uma gravidez em curso.
Comentários
Postar um comentário