O QUE É UMA DOULA?

O QUE É UMA DOULA?

Mês de maio não é somente o mês das mamães, mas é também o mês internacional das Doulas. E você, sabe o que é uma doula e o que ela faz? Eu entrevistei a minha querida Doula Patty, que eu tive o privilégio em tê-la na minha gravidez, parto e pós-parto não só como uma excelente profissional, mas também como uma amiga para vida toda.
Patty Franczak CD (DONA) é doula certificada pelo DONA International atuando em New Jersey e New York. Mãe e esposa, nas suas horas vagas curte estar com a família e conhecer lugares diferentes. Sua segunda paixão é trabalhar com ervas medicinais e fazer remédios caseiros e produtos naturais. Patty trabalha em dupla com a Deby Marchetti, e juntas elas formam o Beyond ChildBirth Doulas.
Espero que o nosso bate papo possa esclarecer a delicia e a beleza de ter uma gravidez e um parto acompanhado por essas mulheres maravilhosas que sentem vontade e prazer em servir as grávidas. Preparadas? Vamos lá!
*DE- O que é uma doula?*
PF- Doula é uma profissional treinada e experiente que oferece apoio físico, emocional e informacional contínuo para a mãe antes, durante e logo após o nascimento de seu filho.
*DE- O que a doula faz? *
PF- Nós doulas reconhecemos o parto como uma experiência fundamental na vida da mulher que ela vai se lembrar por toda sua vida. Entendemos que a mulher é a protagonista na sua experiência e deve ser respeitada. Na prática, auxiliamos a gestante a se empoderar e planejar seu parto, oferecemos apoio emocional, medidas de conforto físico, posicionameto, e um ponto de vista objetivo, além de ajudar a mulher obter as informações que precisa para fazer escolhas informadas.
*DE- Por que precisamos de uma doula? *
PF- Não é que você precisa ter uma doula, contudo, uma pesquisa baseada em evidências revelou que quando uma parturiente é acompanhada por uma profissional que oferece suporte, diminui a necessidade de intervenções, o tempo do trabalho de parto, necessidade de cesarianas e pedido de medicamentos para alívio da dor. Também notaram um aumento no vínculo entre mamãe e bebê, satisfação com o parto e sucesso na amamentação.
*DE- Muitos dizem que doulas só atendem parto natural. Afinal, que tipo de parto as doulas atendem? E é preciso uma doula se a gestante quiser ter uma epidural? *
PF- Isso é um grande mito sobre doulas. Eu acredito que o parto não só é o nascimento do filho, mas também o nascimento da mãe. Não importa que não seja seu primeiro filho, portanto ela deve ser apoiada e respeitada nas decisões que toma, e isso iclui o tipo de parto que deseja ter. Eu aconselho toda gestante a se informar sobre os tipos de partos, saber os prós e contras de cada um e aí sim, tomar sua decisão. Eu, como doula, irei apoiá-la e ajudá-la buscar esse parto. E a mulher que quer receber a epidural, a doula vai auxiliá-la a focar no momento e no bebê. É muito fácil esquecer o que está acontecendo quando você não se está sentindo, e isso pode atrapalhar o progresso do parto. A doula também ajudará com posicionamento para o trabalho de parto progredir mais rápido e não precisar de outras intervenções como a ocitocina (pitocin).
*DE- A doula não vai tentar assumir o papel de meu parceiro/acompanhante? *
PF*- *A doula não substitui o acompanhante (parceiro, mãe, irmã, amiga) e nem o acompanhate substitui a doula. É difícil para os acompanhantes ver a parturiente desconfortável ou com dor e sentem que não há nada que possa fazer para ajudar. A doula pode fornecer sugestões de como o acompanhante pode ser o coadjuvante durante as contrações, informações sobre os procedimentos médicos que podem ocorrer durante um parto hospitalar, entre outras coisas.
*DE- Porque você se tornou doula?*
PF- Quando estava grávida eu descobri o que era uma doula e tive a alegria em ser auxiliada por uma durante meu parto. O apoio que recebi foi maravilhoso e fundamental para conseguir o parto que estava buscando. Essa experiência me fez querer oferecer o mesmo suporte e amor que recebi para que outras mulheres possam se sentir respeitadas e realizadas com sua experiência de parto.
*DE- Qual sua filosofia?*
PF- Acredito que toda mulher merece ter o parto que ela deseja, e nós a apoiamos na decisão que tomar e o caminho que ela optar a seguir.
*DE- Qual a diferença entre doula do parto e doula pós-parto?*
PF- A Doula do parto é treinada para oferecer apoio antes, durante e logo após o nascimento, já a doula pós-parto é treinada para estar junto com a família durante os primeiros meses após o parto, esclarecendo dúvidas, acompanhando os primeiros cuidados com o bebê, ajudando a mãe com a recuperação do parto e com o sucesso da amamentação, apoio com demais filhos e rotina familiar ou doméstica.
*DE- A doula atende em partos cesarianos? *
PF- Sim, se acontecer da parturiente precisar de uma cesárea a doula continua o suporte na sala cirúrgica também, a não ser que o provedor de saúde não permita a presença da doula. Nesse caso ela espera para continuar o suporte assim que o bebê nascer. Algumas doulas não acompanham cesáreas eletivas. Converse com sua doula antes de contratá-la caso essa seja sua escolha.
*DE- Em que momento da gestação podemos comecar o atendimento com uma doula?*
PF- A maioria das gestantes começam o atendimento entre 30-34 semanas de gestação, assim tem tempo de se conhecerem bem e usufruir de tudo que a doula pode oferecer. Porém, também existem as mulheres que já sabem que querem uma doula antes mesmo de ficarem grávidas e começam o acompanhamento bem no início, e  há ainda aquelas que decidem a caminho do hospital.










Estou gravida e Agora?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez semana a semana